A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou, nesta segunda-feira (28), a liberação de R$ 3,8 milhões em emendas parlamentares destinadas ao Hospital São Marcos. O valor, oriundo de recursos federais encaminhados por deputados, estava retido desde a gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa.
O anúncio foi feito pelo presidente da FMS, Charles da Silveira, durante reunião com deputados estaduais, federais e representantes do hospital. A liberação dos recursos busca amenizar a grave crise financeira que a instituição enfrenta há anos.
O deputado federal Merlong Solano (PT) destacou que, embora o desbloqueio das emendas represente um alívio, a medida ainda está longe de solucionar o problema. “Estamos buscando soluções imediatas para a grave crise financeira que o Hospital São Marcos enfrenta. Eu e outros deputados havíamos destinado essas emendas em anos anteriores, mas elas estavam travadas na FMS. Hoje, fomos informados que a liberação já está em andamento. É um alívio, mas não resolve a situação, pois o valor é insuficiente para as necessidades do hospital e está vinculado a finalidades específicas que precisam ser respeitadas”, afirmou o parlamentar.
A expectativa é que a liberação dos recursos contribua para garantir a continuidade dos atendimentos, principalmente no setor de oncologia, referência para pacientes de todo o Piauí.