O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na quinta-feira (24) e na sexta-feira (25) a Operação Sheik, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de capitais, comércio ilegal de armas de fogo e integração a organização criminosa.
Segundo o MPPI, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três cidades piauienses: Teresina (3 mandados), Picos (9 mandados) e Piripiri (2 mandados). Além disso, foram cumpridos quatro mandados de prisão, sendo dois na zona Sudeste de Teresina — contra homens identificados pelas iniciais J.R.L. e F.J.A.G. — e dois em Picos, contra O.M.L.A. e F.M.M.E.
Durante as investigações, foi identificado que entre os membros do grupo criminoso há um investigado que lançou candidatura a vereador em uma cidade do interior do estado para as eleições de 2024. O grupo atuava predominantemente na região Sul do Piauí.
O nome da operação faz referência ao apelido do principal alvo, conhecido como “Sheik” entre os integrantes da organização.
O MPPI segue com as investigações para aprofundar a identificação de todos os envolvidos e os detalhes das atividades ilícitas praticadas pela quadrilha.