A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) determinou a demissão de um agente da Polícia Civil lotado na Delegacia de Barras, no Norte do estado. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Estado, por meio da portaria nº 70/2025, assinada pelo secretário Chico Lucas.
A penalidade foi aplicada após a conclusão de um processo administrativo disciplinar que apurou diversas condutas irregulares atribuídas ao servidor, com base na Lei Complementar nº 37/2004 e na Lei nº 13/1994, que regulam o regime disciplinar da Polícia Civil do Piauí.
O policial foi preso no dia 27 de março deste ano, suspeito de descumprir medida protetiva e cometer abuso de autoridade durante o período de Carnaval, no município de Barras. Segundo o delegado Welder Melo, titular da unidade, o agente teria abordado mulheres com uma arma em punho e feito ameaças.
Além disso, ele também era investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes Funcionais (DRCF) por suspeitas de peculato e tentativa de sequestro. Considerando as denúncias e o histórico funcional do servidor, a Justiça autorizou sua prisão preventiva. O policial permanece custodiado e à disposição do Poder Judiciário.
A SSP-PI informou que o Departamento de Gestão de Pessoas da Polícia Civil já foi acionado para registrar a demissão nos assentamentos funcionais do servidor e adotar todas as medidas administrativas cabíveis quanto aos efeitos da decisão.