PUBLICIDADE

MP dá 48h para prefeituras em áreas afetadas pela seca suspenderem festas

A atuação do MP-PI visa assegurar que os recursos públicos sejam direcionados a ações prioritárias

Diante do agravamento da estiagem no interior do Piauí, o Ministério Público do Estado (MP-PI) recomendou que os municípios de Bertolínia, Colônia do Gurgueia, Eliseu Martins, Manoel Emídio e Sebastião Leal suspendam imediatamente a realização de eventos com altos custos para os cofres públicos.

A recomendação busca alinhar as ações das prefeituras ao Decreto Estadual nº 23.699/2025, que reconheceu situação de emergência em 129 municípios piauienses afetados pela seca.

Promotoria alerta para má gestão de recursos
A medida foi formalizada por meio da Recomendação Administrativa nº 03/2025, emitida nesta quarta-feira (16) pela Promotoria de Justiça de Manoel Emídio, sob responsabilidade do promotor Maylton Rodrigues de Miranda. O documento destaca que manter gastos elevados com festividades em meio à crise hídrica pode caracterizar improbidade administrativa.

Municípios têm 48 horas para responder
As prefeituras dos cinco municípios têm um prazo de 48 horas para informar à Promotoria se acatarão a recomendação. Em caso de descumprimento, o MP-PI poderá adotar medidas judiciais cabíveis.

“O descumprimento, dentro do prazo estipulado, poderá implicar a adoção das medidas judiciais cabíveis, inclusive por ato de improbidade administrativa”, afirmou o promotor.

Recursos devem ser destinados a ações emergenciais
A atuação do MP-PI visa assegurar que os recursos públicos sejam direcionados a ações prioritárias, como o abastecimento de água, apoio à agricultura familiar e assistência às populações afetadas pela estiagem. Todos os cinco municípios citados estão incluídos no decreto estadual que reconhece oficialmente a situação de emergência.

Fonte: Meio Norte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS