
Na tentativa de amenizar os efeitos da estiagem, a Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), iniciou um processo de licitação para a contratação de carros-pipa, o documento busca garantir o abastecimento de água nas localidades mais afetadas pela estiagem.
Segundo a secretaria, outras ações de longo prazo também estão sendo elaboradas. Entre as medidas está a perfuração de poços, implantação de redes de distribuição de água e a recuperação e construção de barreiros e barragens em comunidades rurais atingidas pela estiagem.
Iniciativas no interior do estado
Mais de 20 mil pessoas devem ser beneficiadas com água, através da Adutora de Jaicós, que fica localizada na cidade de Jaicós, sul do Piauí. A obra que faz parte das ações do governo para combate à seca no Piauí, receberá um investimento de mais de R$ 100 milhões, o projeto faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
De acordo com a Sedec, as defesas Civis Municipais também passam por treinamentos com o estado, que busca capacitar gestores para o uso adequado do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Essa ferramenta auxilia nas solicitações de recursos federais e desenvolve ações eficazes no combate à seca.
Fonte: Cidade Verde