PUBLICIDADE

Aprovada cassação de Glauber Braga, que anuncia greve de fome

A votação do parecer pela cassação ocorreu no Conselho de Ética da Câmara; deputado do Psol é acusado de quebra de decoro.

Em uma longa e tumultuada sessão, realizada nesta quarta-feira (9), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou o parecer que recomenda a cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) por quebra de decoro.

Em meio ao tumulto generalizado, Glauber Braga pediu a palavra anunciou uma greve de fome até a conclusão do processo.

Ainda cabem recursos. O deputado ainda pode recorrer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se o colegiado rejeitar seu recurso, o caso será analisado pelo plenário.

“Eu sei o que está em jogo aqui. Tomei a decisão, irrefutável, de que não vou ser derrotado por Arthur Lira, nem pelo orçamento secreto e nem pelo sócio minoritório dessa história que foi o MBL. Eu sei o que está em jogo neste momento. Vou permanecer nessa sala e em jejum, até a conclusão desse processo”, anunciou o deputados do Psol, apoiado pela deputada Luiza Erundina, também do Psol.

Glauber Braga alega ser vítima de perseguição política movida pelo ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), em parceria com o relator do processo, Paulo Magalhães (PSD/BA). Ambos negam as acusações.

O caso

O incidente foi registrado em vídeo e Braga argumenta que sua reação foi uma resposta às provocações feitas por Costenaro, que ofendeu sua mãe.

O Conselho de Ética tem a responsabilidade de avaliar e aplicar sanções a deputados que não cumpram as normas de decoro parlamentar. As penalidades podem variar desde uma simples censura escrita ou verbal (reprovação pelo ato) até a perda do mandato, sendo que as punições mais severas necessitam da aprovação do plenário da Câmara.

Glauber Braga vai recorrer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) .

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS