O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizou, nesta sexta-feira (04), a Operação Petróleo na Medida Certa, com o objetivo de combater fraudes em postos de combustíveis de Teresina. Oito estabelecimentos foram fiscalizados e todos apresentaram irregularidades, como a instalação de um chip que adulterava o volume real de combustível entregue ao consumidor.
Além da fraude na quantidade abastecida, foram encontrados problemas como lacres rompidos, vazamentos, fios desencapados e riscos de curto-circuito. O material apreendido será periciado e poderá comprovar práticas ilegais que lesavam os consumidores. Em um dos postos, a perda chegava a dois litros para cada 20 abastecidos.
A operação contou com apoio do INMEQ/MA, Procon/MPPI, Ministério Público e forças de segurança do Piauí. Segundo o diretor do Imepi, Junior Macedo, a fiscalização será estendida para outras cidades do estado. O Procon destacou a importância da parceria entre os órgãos para garantir mais precisão nas vistorias.
Os empresários foram autuados e poderão responder criminalmente, conforme informou o delegado Matheus Zanatta. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. O Imepi orienta a população a denunciar possíveis irregularidades pelo aplicativo Fala Consumidor ou pelo WhatsApp da ouvidoria: (86) 9456-1921.