PUBLICIDADE

Correios realiza primeira entrega por drone no país

Os Correios realizaram a primeira entrega utilizando drones no país. A novidade ocorreu nesta quarta-feira (26/3), em Curitiba.

Correios realiza primeira entrega por drone no país, Correios realiza primeira entrega por drone no país. Prefeito Eduardo Pimentel recebeu o primeiro delivery dos Correios feito por um veículo não tripulado – (crédito: Pedro Ribas / SECOM)

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Curitiba, Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, e a Atech, empresa do grupo Embraer, além da colaboração dos Correios e da SpeedbirdAero. Em publicação nas redes sociais, a empresa celebrou: “O futuro já é realidade por aqui.”

Foi o prefeito da cidade, Eduardo Pimentel, que recebeu a entrega, realizada durante o Smart City Expo Curitiba 2025, na Ligga Arena. O voo simbólico foi realizado pela Atech, que escolheu a capital paranaense para os testes práticos do software em ambientes urbanos.

“É a tecnologia, a inovação, o futuro que está chegando. O Brasil todo está se preparando por meio de Curitiba, reforçando a característica da nossa cidade em inovação e boas ideias. Queremos estar sempre abertos para essas discussões, ser o fórum de testes importantes. É uma honra e um orgulho de Curitiba ser o piloto desse teste e ter recebido o delivery por drone número um dos Correios”, destacou Pimentel.

CEO da Atech, Rodrigo Perisco pontuou que Curitiba sempre esteve na vanguarda tecnológica do país, e a parceria foi bem-sucedida. O superintendente dos Correios no Estado, Marcos Paulo Paim, descreveu o êxito do projeto: “Estamos muito honrados de, assim como Curitiba, ser protagonistas nesse grande projeto. Toda nossa expertise em logística fica à disposição desse projeto para que, num futuro bem próximo, as entregas sejam feitas também por drone.”

Em respeito à regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o voo foi realizado em uma rota longe do fluxo de pessoas. O drone decolou da Praça Afonso Botelho e sobrevoou a Ligga Arena com o uso do sistema BVLOS (sigla para Beyond Visual Line of Sight, em que o piloto não tem contato visual direto com o veículo).

O pouso foi realizado com precisão no local previamente determinado, que também sedia debates sobre mobilidade. Uma funcionária dos Correios entregou a encomenda ao prefeito: uma miniatura do veículo aéreo da Speedbird Aero que fez o delivery, acompanhado de duas placas de agradecimento pela parceria com Curitiba.

“O delivery por drones vai se tornar realidade em todas as cidades do mundo e vai diminuir o tempo de entrega, tirar veículos das ruas, melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. Por isso, temos de trabalhar em conjunto, os governos e as entidades privadas para que se desenvolva esse sistema dentro da regulamentação”, acrescentou Pimentel.

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS