PUBLICIDADE

Dilma Rousseff é reeleita para a presidência do Banco dos Brics

A ex-presidente da República Dilma Rousseff afirmou neste domingo (23/3) que foi reeleita para mais um mandato à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como o “Banco dos Brics”. Seu mandato atual termina em julho deste ano.

Dilma foi indicada à reeleição pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. O país europeu teria o direito de indicar um novo presidente para o banco, mas decidiu manter Dilma no cargo. Cada mandato tem cinco anos de duração.

Dilma confirmou sua reeleição a jornalistas durante o Fórum de Desenvolvimento da China, realizado em Pequim. Segundo ela, a indicação foi apoiada por unanimidade pelo conselho do banco. A instituição ainda não anunciou formalmente a decisão.

A ex-presidente da República foi indicada ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023, e vive em Xangai desde então. Ela substituiu Marcos Troyjo, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020, quando o Brasil assumiu o direito rotativo de indicar o presidente do NDB.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, decidiu desistir de indicar um novo nome para o Banco dos Brics, e apoiou que o Brasil mantenha o cargo por mais cinco anos. – (crédito: AFP)

A Rússia teria o direito de indicar o novo presidente neste ano, mas Putin decidiu recusar. Ele justificou a decisão durante a Cúpula dos Brics em novembro do ano passado, sediada na cidade russa de Kazan, e destacou que o Brasil ocupa a presidência do bloco em 2025.

“Não queremos transferir todos os problemas que estão associados à Rússia para as instituições em cujo desenvolvimento nós próprios estamos interessados. Nós lidaremos com nossos problemas, e cuidaremos deles nós mesmos”, declarou Putin. Desde a indicação, Dilma não havia dito publicamente se decidiria ficar no cargo.

Aliados comemoraram a reeleição

Aliados de Dilma comemoraram a decisão nas redes sociais. “Parabéns, presidenta Dilma Rousseff, pela recondução à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento. Sob sua direção, o Banco dos Brics vem cumprindo importante papel no desenvolvimento de nossos países”, escreveu a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann.

“Parabenizo a querida presidenta Dilma Rousseff pela recondução à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics. Sua liderança à frente dessa importante instituição reforça o papel estratégico do Brasil no cenário global e contribui para o desenvolvimento sustentável”, disse também o Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS