Na manhã desta sexta-feira (21), um avião de pequeno porte precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina. Segundo a CCR Aeroportos, empresa que administra o terminal, a aeronave apresentou um problema no trem de pouso, o que forçou a manobra emergencial.
O avião, um jato executivo de médio porte com capacidade para até 12 passageiros, decolou de Petrolina (PE) por volta das 8h30 e pousou em Teresina próximo das 10h. Antes da aterrissagem, chamou a atenção ao realizar várias manobras circulares sobre a capital piauiense.
Apesar do incidente, a CCR Aeroportos garantiu, em nota, que “a operação transcorreu com toda segurança e tranquilidade” e que ninguém ficou ferido.
Curiosamente, o pouso de emergência ocorreu no mesmo horário em que estava programado um Exercício Simulado em Aeródromos (ESEA), treinamento realizado entre 9h e 12h para testar protocolos de resposta a emergências aeronáuticas.
O exercício, conduzido pela CCR Aeroportos, segue diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), avaliando a eficácia do Plano de Emergência em Aeródromo.