
Na manhã desta quarta-feira (19), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), em parceria com a Polícia Militar, deflagrou a “Operação Rolezinho”, cumprindo oito mandados de busca e apreensão nas zonas Norte, Leste e Sudeste de Teresina.
Os alvos da operação são suspeitos de direção perigosa, associação criminosa, adulteração de sinal de veículo automotor e perturbação do sossego. Em diversas ocasiões, foram flagrados realizando manobras arriscadas em motocicletas, sem qualquer precaução ao trafegar por vias movimentadas, além de promoverem algazarras em bairros residenciais, aumentando a sensação de insegurança da população.
Diante da reincidência dos delitos, a Justiça determinou medidas cautelares contra seis envolvidos para impedir a continuidade dessas infrações. As restrições incluem:
✅ Recolhimento domiciliar noturno (das 19h às 6h nos dias úteis e integralmente nos fins de semana);
✅ Monitoração eletrônica por tornozeleira;
✅ Suspensão ou proibição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, destacou a importância dessas ações: Tais medidas são fundamentais para coibir a prática recorrente de manobras perigosas, conhecidas como ‘grau’, que além de colocarem em risco a segurança da população, geram impactos no sistema de saúde pública devido ao aumento de sinistros de trânsito envolvendo essas atividades.”
A Operação Rolezinho reforça o compromisso das forças de segurança no combate a crimes de trânsito e na repressão de condutas ilegais frequentemente divulgadas em redes sociais.
A SSP-PI seguirá adotando medidas rigorosas para garantir a ordem pública e preservar a segurança da população. A colaboração da sociedade, por meio de denúncias anônimas, é essencial para fortalecer o enfrentamento a essas práticas criminosas.