PUBLICIDADE

Em Barras, Rio Marathaoan atinge cota de alerta e se aproxima do nível de inundação

Em um boletim emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba nesta terça, dia dia 18 de março, o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) informou a elevação do nível do Rio Marathaoan, em Barras, que atingiu a cota de alerta de 3,90 metros por volta das 03h15. Neste momento, o nível está em 4,02 metros, e a previsão é de que continue a subir, alcançando 4,12 metros. Com esse nível, o rio fica a apenas 8 cm abaixo da cota de inundação.

A precipitação nas últimas 8 horas na região de Pedra Branca foi de 120 mm. A medida foi tomada após a verificação de precipitações na bacia do rio, com valores em torno de 66 mm. Diante desse cenário, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que passará a emitir boletins de alerta, visando informar a população das áreas ribeirinhas sobre a situação do rio Marathaoan.

Boletim traz dados de outros rios

Além disso, o boletim também relatou a situação de outros rios da região. No caso da Barragem de Boa Esperança, a defluência é de 400 m³/s, com volume útil de 63,79%. Em relação ao Rio Parnaíba, os níveis em várias cidades estão abaixo da cota de atenção, como em Floriano (3,38 m) e Timon (3,61 m), onde os níveis devem manter-se em normalidade nas próximas horas. Em Luzilândia, o nível do rio também está abaixo da cota de atenção, com previsão de manutenção em torno de 3,00 m.

precipitação nas últimas 8 horas na região de Pedra Branca foi de 120 mm. A medida foi tomada após a verificação de precipitações na bacia do rio, com valores em torno de 66 mm.

Em Esperantina, o nível do Rio Longá é de 5,46 m e deve subir para 5,86 m, permanecendo em cota de atenção. A CPRM solicita que os órgãos de salvaguarda se mantenham em alerta e acompanhando a evolução do quadro, principalmente em Barras. A situação será monitorada continuamente e as informações estarão disponíveis para o público no site do SGB (http://www.sgb.gov.br/sace/parnaiba).

Os Sistemas de Alerta Hidrológico entram em operação sempre que o nível dos rios em cidades monitoradas ultrapassa a chamada “cota de alerta”. A partir daí, o SGB passa a emitir os boletins de alerta hidrológico e segue com o monitoramento durante todo o período em que os níveis dos rios se mantêm acima dos padrões de normalidade.

Todos os boletins publicados – assim como dados atualizados de chuva e níveis de rios, cotas de referência e outras importantes informações sobre as bacias monitoradas – encontram-se disponibilizados na plataforma dos Sistemas, disponível aqui.

Nos comunicados, o SGB informa sobre os impactos associados aos níveis dos rios, por meio das chamadas “cotas de referência”:

•Cota de Atenção: possibilidade moderada de ocorrência de inundação;

•Cota de Alerta: possibilidade elevada de ocorrência de inundação;

•Cota de Inundação: primeiros danos podem ser observados no município;

•Cota de Inundação Severa: danos severos ao município. (O Dia)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS