PUBLICIDADE

Preso o piauiense condenado por participar do 8 de Janeiro

 

O jovem foi condenado a 11 anos e 6 meses de prisão por participar dos atos golpistas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro.

O barbeiro piauiense João Oliveira Antunes Neto, de 20 anos, foi preso na quarta-feira (28) na cidade de Dirceu Arcoverde, no Sul do Piauí, em cumprimento a um mandado de prisão emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O jovem foi condenado a 11 anos e 6 meses de prisão por participar dos atos golpistas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro.

Segundo a Polícia Civil de São Raimundo Nonato, João Oliveira estava na casa dos pais quando foi supreendido pela polícia. O mandado de prisão foi emitido pelo Ministro Alexandre de Moraes para garantir a execução da lei penal.

Até 2023, ano do ataque antidemocrático, ele morava em Brasília e trabalhava como barbeiro. Após ser condenado e obrigado a cumprir medidas cautelares, como uso da tornozeleira eletrônica, João fugiu para sua cidade natal e passou a morar na casa dos familiares.

Nesta quarta (29), ele foi transferido para a Delegacia de Polícia Civil e permanece à disposição da justiça, com a pena a ser cumprida conforme decidido pelo STF.

João Neto foi julgado pelo STF no dia 26 de fevereiro deste ano. Até então, a Corte havia condenado 116 pessoas envolvidas nos ataques aos Três Poderes, que resultaram na invasão e destruição do Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Dos cinco crimes pelos quais foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), João foi condenado por três (abolição violenta do Estado Democrático de Direito, com pena de quatro anos; golpe de Estado, com pena de cinco anos e seis meses; e associação criminosa armada, com pena de dois anos) e absolvido de dois (dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS