Criminosos têm se passado por bombeiros militares para aplicar golpes na população

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí alerta a população piauiense para recentes tentativas de fraude no Estado. Criminosos têm se passado por bombeiros militares para aplicar golpes na população através de e-mails e mensagens de texto em dispositivos móveis.

De acordo com o coronel Carvalho Leal, diretor do setor de proteção contra incêndios do CBMEPI, o modus operandi dos suspeitos é de informar proprietários de estabelecimentos comerciais que sua empresa foi notificada e necessita de vistoria em suas instalações. Em seguida, os criminosos enviam um link, que dizem ser uma lista de irregularidades, quando na verdade se trata de um vírus de computador, que pode roubar os dados pessoais das vítimas.

“O Corpo de Bombeiros Militar não notifica ou faz cobranças a estabelecimentos ou edificações através de e-mail, telefone ou qualquer aplicativo de mensagem. As vistorias são realizadas por agentes uniformizados, em veículos caracterizados e podem ser feitas sem aviso prévio. É importante ressaltar que somente bombeiros militares podem fiscalizar e aplicar punições em casos de infrações. Bombeiros civis não podem fiscalizar e não tem poder de polícia administrativa”, esclareceu o coronel Carvalho Leal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui