PUBLICIDADE

NASA alerta sobre maior risco de colisão de asteroide com a Terra

As chances de um asteroide colidir com a Terra na próxima década dobraram, segundo astrônomos da NASA.

Inicialmente, a probabilidade de impacto foi estimada em 1,3%, mas agora subiu para 2,1%. Embora a probabilidade geral ainda seja baixa, uma chance de 2% é considerada “incomum”, de acordo com Davide Farnocchia, engenheiro de navegação do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em entrevista a ABC News.

Na escala de Torino, que categoriza os riscos de impacto de objetos próximos à Terra, o 2024 YR4 está classificado com um valor de três em uma escala de zero a dez, sendo que a maioria dos objetos espaciais está classificada em zero.

O asteroide foi descoberto no final de dezembro quando fez uma aproximação com a Terra, mas agora está se afastando. Sua órbita alongada o leva ao redor do Sol e próximo à Terra antes de seguir para longe, entre as órbitas de Marte e Júpiter. Devido à órbita incomum, o asteroide ficará invisível a partir de abril até 2028.

A comunidade astronômica mundial está monitorando de perto este asteroide e qualquer outro que possa impactar o planeta. O 2024 YR4 mede entre 40 e 100 metros de diâmetro, tamanho suficiente para causar danos locais significativos se colidir com uma área populosa.Em 1908, um asteroide de tamanho similar explodiu sobre a Sibéria, achatando árvores em uma área de cerca de 2.000 km².

Esta situação destaca a importância de monitorar constantemente os objetos próximos à Terra para prever e, se possível, evitar futuros impactos.

IG

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS