PUBLICIDADE

MPF investiga exploração mineral em área do Dnocs em Buriti dos Lopes (PI)

O Ministério Público Federal (MPF), por meio do Inquérito Civil nº 1.27.003.000173/2022-12, que tramita na Procuradoria da República no Município de Parnaíba/PI, apura a regularidade da exploração mineral realizada pela Companhia Agrícola Mineradora e Construtora Icaraí Ltda. em área de domínio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), situada na localidade “Recreio”, no município de Buriti dos Lopes/PI.

O procedimento extrajudicial foi instaurado a partir de manifestação recebida pela Sala de Atendimento ao Cidadão e busca esclarecer aspectos relacionados à autorização de uso da área, aos eventuais impactos da exploração mineral sobre os moradores da localidade e à regularidade da cessão e da exploração da área.

Dentre as diligências adotadas, foram expedidos ofícios a diversos órgãos, incluindo o Dnocs, a Agência Nacional de Mineração (ANM), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR), a Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, o Exército Brasileiro e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI).

Além disso, foi realizada diligência no local para verificar as ocupações por assentamentos de baixa renda, a urbanização da área – incluindo a existência de equipamentos públicos –, a data de início dessas ocupações, eventuais disputas agrárias e as explosões realizadas pela mineradora, bem como suas consequências para os moradores da região.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Estado do Piauí

oi realizada diligência no local para verificar as ocupações por assentamentos de baixa renda, a urbanização da área – incluindo a existência de equipamentos públicos –, a data de início dessas ocupações, eventuais disputas agrárias e as explosões realizadas pela mineradora, bem como suas consequências para os moradores da região.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS