PUBLICIDADE

Governo sanciona lei que incentiva exploração de energia eólica no mar do Piauí

A exploração eólica offshore é uma forma de geração de energia renovável que aproveita a força dos ventos no mar para produzir eletricidade.

O Governador Rafael Fonteles sancionou no Diário Oficial do Estado um projeto de lei que incentiva a exploração de energia eólica no mar do Piauí. O texto institui a política estadual de incentivo à economia do mar e estabelece diretrizes para diversas atividades. Além da energia eólica, o projeto também incentiva a exploração de petróleo, gás, além de minerais oceânicos na bacia do estado e na zona econômica exclusiva da plataforma continental.

A exploração eólica offshore é uma forma de geração de energia renovável que aproveita a força dos ventos no mar para produzir eletricidade. Essa tecnologia utiliza turbinas eólicas instaladas em plataformas marítimas, aproveitando a maior intensidade e constância dos ventos em comparação com as áreas terrestres. As turbinas eólicas são instaladas em estruturas fixas ou flutuantes, que podem ser posicionadas em águas rasas ou profundas, respectivamente.

O texto define como “economia do mar” o conjunto de atividades econômicas direta ou indiretamente relacionadas à utilização, à exploração ou ao aproveitamento dos recursos vivos, minerais e energéticos dos mares, oceanos e águas interiores, que gerem trabalho, emprego e renda, de forma sustentável.

Dentre as atividades o texto destaca o apoio à extração de óleo e gás offshore, exploração e extração de óleo e gás natural offshore, exploração e extração mineral oceânica e offshore; atividades de escoamento, transporte, distribuição e processamento de gás natural offshore; energias renováveis oceânicas e offshore e transporte marítimo de cabotagem dentre outras.

GOVERNO DO PIAUI

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS