PUBLICIDADE

Ministério anuncia audiência para discutir projeto dos Tabuleiros Litorâneos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou que no próximo dia 30 de janeiro, moradores dos municípios de Bom Princípio do Piauí, Buritis dos Lopes e Parnaíba, no Piauí, participarão da audiência pública da segunda etapa do Projeto Público de Irrigação Tabuleiros Litorâneos. O evento presencial faz parte do processo de consulta pública, que continuará aberto virtualmente até 23 de fevereiro, com possibilidade de participação de qualquer interessado. Será possível também a participação remota pelo chat do canal do YouTube do MIDR, que transmitirá a audiência ao vivo.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) espera reunir pelo menos cem pessoas no auditório Oeste da Universidade Federal Delta do Parnaíba, às 9h. O objetivo é discutir estudos econômico-financeiros, ambientais, jurídicos e de engenharia relacionados à concessão da etapa 2 do perímetro irrigado dos Tabuleiros Litorâneos, localizado a cerca de 313 km de Teresina.

O MIDR espera reunir pelo menos cem pessoas no auditório Oeste da Universidade Federal Delta do Parnaíba, às 9h. O objetivo é discutir estudos econômico-financeiros, ambientais, jurídicos

A empresa concessionária será responsável por uma área total de 9.847 hectares, com 6.017 hectares de terras irrigáveis, e pela instalação, operação e manutenção da infraestrutura de irrigação comum para ambas as etapas do projeto.

A primeira etapa do perímetro irrigado possui 2.443 hectares, com cerca de 2.000 hectares atualmente em produção. Os agricultores irrigantes do projeto produzem frutas para exportação à Europa e América do Norte, como acerola orgânica, caju, goiaba, coco verde, limão, manga e banana, além de hortaliças para o mercado local.

Impactos econômicos 

A implantação da segunda etapa do projeto irá promover o desenvolvimento regional no norte do Piauí por meio da geração de 6 mil empregos diretos, R$ 853 milhões de investimento em infraestrutura e R$ 5,4 bilhões para operação e manutenção ao longo dos 35 anos da concessão. A concessão incluirá a opção de transferência de propriedade das terras, condicionada a critérios de desempenho.

Esta audiência pública é o momento de participação direta da sociedade civil, principalmente, dos produtores irrigantes locais, para contribuir com sugestões e críticas na idealização da proposta de concessão, junto aos representantes do MIDR, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI). Também foram convidados a participar representantes de diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais e entidades setoriais.

BLOG DO B. SILVA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS