PUBLICIDADE

7 em cada 10 jovens acreditam que IA ajuda no processo de aprendizagem, diz estudo

Maioria dos jovens utiliza a IA das assistentes de voz dos smartphones, como Siri e Alexa (92%), e em pesquisas do Google (89%) – (crédito: Ed Alves CB/DA Press)

O contato com a Inteligência Artificial mudou nos últimos anos, principalmente com a chegada da IA generativa. O que antes parecia distante a nível tecnológico ganhou força depois da pandemia e atraiu jovens no mundo inteiro a buscar mais conhecimento por meio das novas ferramentas como ChatGPT e Gemini. Uma pesquisa publicada nesta terça-feira (2/12) indica que a nova tecnologia já é tratada como essencial pelos representantes da chamada Geração Z.

De acordo com a pesquisa, 84% dos jovens acreditam que o conhecimento sobre IA é um fator impactante para conseguir emprego, enquanto 11% acreditam que isso não faz nenhuma diferença, 3% consideram até prejudicial e 2% não souberam responder.

Até no dever de casa a IA também é muito presente na vida dos jovens, visto que 71% desse público acredita que as ferramentas ajudam a realizar as tarefas da escola e da faculdade. Ao mesmo tempo, 83% dos entrevistados admitem que usam o recurso para fazer pesquisas gerais ou acadêmicas. E, ainda, sete em cada 10 (70%) pessoas nessa faixa etária usam para traduzir textos, enquanto 67% optam por resumir ou corrigir publicações.

Para o diretor da Demà, Juan Carlos Moreno, é “muito representativo” que, pelo menos, metade dos entrevistados afirmem que usam a IA de alguma forma. “Sem dúvidas, a Inteligência Artificial é um agente facilitador das nossas demandas diárias e um aliado da eficiência e produtividade. São percepções claramente refletidas nesta pesquisa, que mostra, por exemplo, que a grande maioria dos adolescentes utiliza para ajudar no dever de casa. IA veio para ficar e transformar as nossas jornadas, principalmente, as de aprendizado”, avalia.

Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 80% desses jovens percebem o uso da IA em múltiplas aplicações, especialmente nas assistentes de voz dos smartphones, como Siri e Alexa (92%), e em pesquisas do Google (89%). Também é notado o recurso nas sugestões de vídeos em plataformas como YouTube e Tiktok (85%), carros que dirigem sozinhos (81%), robôs de limpeza (80%) e filtros de foto em aplicativos como o Instagram (80%).

Correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS