PUBLICIDADE

SSP e UESPI firmam parceria para enfrentamento ao assédio e outras formas de violência de gênero

Na manhã desta terça-feira (26), o secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, participou de um evento na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), para a assinatura do código de conduta voltado à prevenção e enfrentamento ao assédio e outras formas de violência de gênero na instituição.

A iniciativa, liderada pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (NEVIM), busca promover um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres da comunidade universitária, incluindo alunas, professoras, servidoras e prestadoras de serviço. O projeto abrange mulheres cis e trans que enfrentam ou já enfrentaram situações de violência.

A proposta inclui a oferta de atendimentos psicossociais para mulheres em situação de vulnerabilidade. Esses serviços só serão realizados mediante o consentimento das usuárias. Além disso, estão previstas atividades educativas voltadas tanto à comunidade acadêmica quanto à população em geral, com o objetivo de conscientizar e prevenir práticas de assédio e discriminação.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou a relevância da iniciativa da Universidade Estadual do Piauí em estabelecer códigos de conduta, ressaltando ser uma das primeiras instituições a adotar essa medida.

“É essencial reconhecer a relação hierárquica que existe no ambiente acadêmico, seja na sala de aula, na pesquisa ou na extensão, especialmente entre professores e alunos. Essa relação deve estar fundamentada no respeito, exigindo definições claras sobre condutas adequadas e inadequadas, ou seja, é necessário definir quais são as condutas passíveis de sanção ou de apuração e estabelecer o comportamento esperado pela Uespi e pela SSP”, pontuou o gestor.

Evandro Alberto de Sousa, Reitor da Universidade Estadual do Piauí, enalteceu a parceria e os esforços voltados para a criação de um ambiente mais seguro e igualitário na universidade.

“Estamos lançando um protocolo de enfrentamento à violência contra a mulher e uma cartilha que vai deixar claro as iniciativas e procedimentos a serem adotados pela academia. Agradecemos a Secretaria de Segurança Pública que tem nos apoiado em todas as ações assumindo um compromisso com nossa instituição”, finalizou o Reitor.

O Núcleo de Atendimento funcionará no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. Além disso, as mulheres vítimas de violência contarão com o atendimento especializado das delegacias de proteção dos direitos da mulher.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS