PUBLICIDADE
“A Embaixada do Brasil em Portugal está acompanhando de perto o tema, em contato direto com as autoridades locais”, afirmou a pasta.

 A Embaixada do Brasil em Portugal está em contato com autoridades locais para entender os detalhes da ordem do governo interino português, que no último sábado, 3, determinou a expulsão de cerca de 18 mil estrangeiros. A decisão foi tomada às vésperas das eleições legislativas marcadas para 18 de maio. Segundo o jornal O Estasdo de S. Paulo, o Ministério das Relações Exteriores informou que a missão diplomática acompanha de perto o caso e mantém diálogo constante com as autoridades portuguesas. “A Embaixada do Brasil em Portugal está acompanhando de perto o tema, em contato direto com as autoridades locais”, afirmou a pasta.

O anúncio foi feito pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que revelou que o governo português, liderado pela Aliança Democrática de centro-direita, começará a emitir notificações para que aproximadamente 4,5 mil estrangeiros saiam voluntariamente do país dentro de um prazo de 20 dias. A medida é parte de um endurecimento nas regras de imigração que se tornou um dos principais pilares da campanha do governo, que busca garantir a reeleição nas próximas eleições.

Essa ação ocorre em um contexto de crescente polarização política em Portugal, que terá uma eleição geral antecipada no dia 18 de maio, após a renúncia do governo minoritário do Partido Social Democrata (PSD), do primeiro-ministro Luis Montenegro, após a perda de um voto de confiança no Parlamento. A ascensão de partidos de extrema direita, como o que ocupa a terceira posição nas eleições de 2024, também reflete a onda populista que se espalha pela Europa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS